quinta-feira, 27 de junho de 2013

Um raio-x desgraçado de Brasil e Espanha

Por Rafael Mendes (minhas opiniões não são nenhum um pouco imparciais e eu quero que se foda)

Depois de duas semanas de suspense, tudo terminou do jeito que todo mundo esperava. Brasil X Espanha na final com direito a 2 jogos completamente tensos de ambas equipes. A Espanha tem o melhor time mas chega esgotada a final com um dia a menos de descanso e com a carga de 120 minutos de um jogo duro com a Itália (sem contar a pior disputa de pênalti da historia da humanidade em que nenhum dos goleiros pulou na bola direito).
Apesar da Espanha ser o melhor time, ela não necessariamente tem os melhores jogadores, nos próximos brilhantes parágrafos farei um breakdown das duas seleções por jogador (levando em conta as escalações das semi-finais):

Goleiro: Júlio Cesar X Casillas
#brokenheart

Confronto equilibrado, Iker provavelmente tem uma melhor carreira que o glorioso J.C., mas vem sem ritmo de jogo (ficou na reserva do Real por birras com o Special One e jogou apenas 2 jogos no torneio). Júlio fez boa temporada e pegou um pênalti na semi. As seleções estão servidas em baixo das metas.
Vantagem: Julio César

Lateral-direito: Arbeloa X Daniel Alves
Pessoalmente acho um Daniel Alves um grande desgraçado, não sabe cruzar, é marrento e sempre caga na defesa. Se fosse pro meu time eu preferia ter o Arbeloa, mas isso significa apenas que eu sou excêntrico e não que o espanhol seja melhor. Daniel Alves começa a maioria jogadas da seleção e vem tendo atuações razoáveis.
Vantagem: Dani Alves

Zagueiros:Thiago Silva e David Luiz X Sergio Ramos e Piqué
Thiago é provavelmente o melhor zagueiro do mundo, mesmo fazendo a merda que fez contra o Uruguai. Apesar de cheirar muito, gosto do David Luiz. Se o Murtosa fizer o correzinho domingo ninguém passa dele. Sergio Ramos é superestimado e joga melhor na lateral, além disso está cansado, não pelo jogo de hoje e sim pelas 16 orgias que já fez no Brasil. E o Piqué hein? Bom zagueiro e péssimo atacante.
Vantagem: Thiago Silva e Piqué

Lateral-Esquerdo: Jordi x Marcelo


Dificil achar jogador mais babaca que o Marcelo, né? E nosso cantor infantil Jordi cresceu nessa Copa das Confederações, depois de uma temporada pífia com o Barcelona. Eu acho que os dois estão no mesmo nível pra ser honesto,mas odeio gente que fica no muro, então vou fazer a escolha imbecil (que é o que faço quando fico em dúvida).
Vantagem: Marcelo






Volante: Busquets X Luiz Gustavo
O Luiz Gustavo jogou alguma partida até agora? Bem ele tem função mais tática, mas mesmo assim não lembro dele pegando na bola. O Busquets é um grande traquinas e simula faltas com maestria o que ganha minha simpatia.
Vantagem: Busquets

Meias: Xavi X Paulinho
Paulinho é bom, Xavi melhor, Deus é fiel.
Vantagem: Xavier

Iniesta X Hulk
Sério?
Vantagem: Hulk Iniesta

Oscar X David Silva
Gosto do Oscar, mas ele tá fazendo uma Copa das Confederações pífia. Alias aproveito o espaço pra um protesto. PAREM DE FALAR DE QUE OS JOGADORES TÃO CANSADOS E EM FINAL DE TEMPORADA, O CARA SÓ JOGA BOLA ELE PRECISA DE QUANTO TEMPO PRA DESCANSAR. CANSADO FICA UM PEDREIRO QUE TRABALHA O DIA INTEIRO CARREGANDO TIJOLO E ADVINHE: ELE TRABALHA NO DIA SEGUINTE.
 Vantagem: David Silva

Neymar X Pedro
#étoiss
Vantagem: Neymar Jr.

Atacante: Torres X Fred
Quem sou eu pra julgar?
Sempre odiei o Torres, desde a época de Atletico de Madrid, um dos jogadores mais overrated da historia. Até hoje acho que ele só tem o hype de ser metrossexual. Já o Fred... que gênio do futebol moderno. Capisake, para no meio da avenida pra xavecar, surfa lesionado e teve um affair com as gêmeas do nado-sicronizado. Bom-vivant desse jeito, tem como não gostar dele.
Vantagem: Fred.


Bem é isso, no meu placar de 6-5 pro Brasil. O que isso significa? BRACE YOURSELF porque domingo a canarinho vai tomar uma bela sacolada. Grande Abraço!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Casa sem alicerce não aguenta nem espirro.



Por Pedro Arissa.

Copa das Confederações, que época boa do ano, junho, você de férias, tranquilo bebendo sua cerveja e vendo os jogos daquelas que, supostamente, são as seleções em maior evidencia do mundo, pois são as atuais campeãs continentais de seus respectivos continentes.

Isso é tudo muito bonito, na teoria. Na prática o que temos visto nesta atual edição do torneio é nada mais do que um preparatório para a Copa do Mundo de 2014, e olha, galera (eu gosto de me referir a você mãe, leitora única do blog, como galera) há muito a ser preparar ainda, nas demais seleções nem tanto, mas no Brasil...

Vamos começar com um questionamento rápido: qual a finalidade das seleções de base?

Seleção brasileira sub-20 vice-campeão do mundial de 2009.
Você muito sagaz logo responde “para ser vir de alicerce para a seleção principal, oras”, e eu concordo plenamente, não há mesmo como dizer o contrário. Mas um dado muito peculiar me intriga: dos jogadores que disputaram os campeonatos de base, mundiais e olimpíadas, nos últimos seis anos, excluindo o mundial de 2011 e as olimpíadas de Londres em 2012, apenas 5 estão disputando a Copa das Confederações em 2013, sendo que um deles, Thiago Silva, foi convocado para as Olimpíadas de Pequim em 2008 como um dos três jogadores acima do limite de idade de 23 anos.

É claro que as seleções não são apenas compostas por jogadores que passaram pela base, até porque diversos jogadores se destacam em clubes menores com uma idade mais avançada, como o caso de Paulinho, ou nem se destacam aqui mesmo no Brasil, como Hulk e Dante, e que as deficiências que a seleção brasileira apresentou, sobretudo no jogo de hoje 26/06 contra o Uruguai passam por muito mais coisas além do que quem foi ou não convocado, mas 5 jogadores em 6 anos de trabalho é um número muito baixo.

Seleção brasileira vencedora do bronze na Olimpíadas de Pequim em 2008
Pode ser que isso se dê pela falta de conexão entre os treinadores das seleções de base e da principal, mas o que me espanta e muito é como estes jogadores ainda jovens, mesmo os que já jogam em grandes times, com estrutura de base e tudo mais, não conseguiram se desenvolver na carreira nem mesmo aqui no Brasil, e foram ganhar a vida como jogadores, mas em centro muito afastados, como o caso do Bruno Bertucci, lateral esquerdo campeão da Copa São Paulo de Futebol Jr pelo Corinthians, que hoje atua no Azerbaijão.

Agentes megalomaníacos e mentirosos, falta de estrutura familiar, psicológica, educacional entre outros muitos fatores, podem muito bem ser a razão por essa involução dos padwans do futebol, é algo que precisa de uma análise extremamente profunda por pessoal muito mais capacitado para se entender, mas uma coisa é clara, é muito difícil esperar uma mudança do cenário futebolístico tupiniquim quando aqueles jovens cujo os pés deveria guiar a evolução do futebol tem tão sério problema em se firmar em seus próprios clubes formadores.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Carta para Juvenal.



Por Pedro Arissa.

Caro Juvenal,

Posso te chamar de Jú? Acho que Juvenal é um nome muito formal pra um sujeito tão burlesco como o senhor e Juvenal me remete muito ao personagem do Antonio Fagundes, Juvenal Antena, e eu posso acabar me confundindo ao escrever e o senhor, nem ninguém, vai querer isso, não?

Aliás, posso te chamar de você?

Jú, ¿qué pasa? É saudade do Seo Marcelo? Não me leve a mal, mas não posso acreditar que tudo esteja na mais perfeita ordem com você, e eu digo isso, Jú, pensando na situação do nosso tricolor e muito também depois de ver a entrevista que você concedeu ao melhor são paulino da tv brasileira, André Plihal, no saguão do hotel onde o São Paulo se hospedou nas vésperas do jogo contra o Atlético Mineiro pela Libertadores. 

Olha, Jú, acredite quando eu digo que sei muito bem como é se sentir extremamente arrogante chapado, quando o whisky domina suas células sanguíneas e até seus glóbulos brancos ficam vermelhos, assim como seu rosto, tamanha a manguaça. Ora, Jú, mas também não faço isso no trabalho, né? Tudo bem, não é o fim do mundo, você já fez questão de alongar seu período como presidente do clube para poder justamente ter tempo hábil para corrigir os possíveis erros, não é mesmo? Bom, Jú, esse é um deles que você precisa dar um jeito nos próximos 18 meses de mandato.

Vamos falar daquilo que não há mais como corrigir, porque já foi ao ar e não sendo ruim o bastante ainda está no youtube para o deleite do brasileiro. 

Jú, eu sei que não é fácil quando bate aquela vontade de tomar um goró e você não tem outra opção a não ser cumprir com suas obrigações trabalhistas, mas poxa, custava tanto assim não dar uma entrevista olhando toda hora para o bar do hotel e dando as costas para o pobre cinegrafista que, como bom brasileiro que é, também ansiava por um drink?

E essa história de limpar o nariz em plena entrevista? Não pega legal, nem mesmo pra um jovem senhor de 81 anos que como parece o caso, já não controla muito as necessidades físicas.

Só mais uma última coisa, pois não quero me alongar demais aqui e fazer com que você perca sua soneca da tarde ou seu tão estimado happy hour de segunda-feira, mas olha Jú, você sabe muito bem que o Cuca é um cara sensível, em algum momento do seu discurso, você parou para pensar quanto ele choraria no vestiário pensando em quão maléfico foram seus dizeres?

Jú, quero saiba que só lhe desejo bem, assim como ao tricolor, então por favor, não fique magoado comigo caso minhas palavras o tenham deixado pensativo demais, tenho certeza que mais uma dose de whisky e você voltar a achar o São Paulo um clube sério.

Abraços daquele que só te quer bem,
Pedro Arissa